Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Serviços públicos em Sorocaba funcionam on-line ou por telefone

16 de março de 2021 10:00

Por: Michelle Alves


Os serviços públicos municipais sofreram alterações no seu expediente, em cumprimento ao Plano São Paulo, do Governo do Estado.

Os serviços prestados pelos setores essenciais, como atendimento a urgências e emergências, seguem normalmente, sem alteração. Da mesma forma, o serviço de coleta de lixo, seguindo o calendário habitual. As feiras-livres também funcionam normalmente.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) funcionará em regime de plantão 24 horas, atendendo pelos telefones: 0800 7701195 e (15) 3224-5880. Os cidadãos também poderão acessar os serviços de forma on-line: www.saaesorocaba.com.br. Estão disponíveis pelo site serviços, como: atualização cadastral; revisão de consumo por vazamento sanado; novas ligações de água e esgoto; emissão de 2ª via das contas de água e esgoto; declaração anual de quitação; certidão negativa de débitos; histórico de consumo; alteração da data de vencimento das contas; corte a pedido; consultas a pagamentos, dentre outros.

O cidadão ainda pode contar com outros canais de atendimento do Saae, como o e-mail: fale@saaesorocaba.sp.gov.br. Para informar acerca de eventual falta de água, possíveis vazamentos de água e esgoto, limpeza de bocas de lobo e troca de registro, o atendimento pode ser feito pelo WhatsApp: (15) 99850-3936 e, para pedidos de religação de água, pelo WhatsApp: (15) 98158-0442.

A Urbes – Trânsito e Transportes atende o munícipe pelo e-mail: faleconosco@urbes.com.br ou, em regime de plantão, recebendo chamados pelo telefone 118. Já, no site da Urbes (https://www.urbes.com.br/transito-multas), o cidadão encontra serviços on-line para solicitar recurso de multa, fazer a indicação de infrator ou registrar defesa perante uma multa de trânsito recebida.

Por sua vez, os horários do transporte público podem ser consultados pelo aplicativo Cittamobi, que está disponível para download, tanto para tecnologia Android, quanto para iOS. Também podem ser verificados os horários na página da Urbes na internet (https://www.urbes.com.br/comunidade/consulta-por-horarios) ou pelo telefone, discando 118, opção 2.

O Procon atenderá os consumidores pelo WhatsApp (15) 99198-2958 ou pelo site: www.consumidor.gov.br, onde o consumidor pode se comunicar diretamente com as empresas participantes, que se prontificam a receber, analisar e responder as reclamações em até 10 dias.

As Casas do Cidadão também manterão atendimento on-line pelo endereço eletrônico: http://fazenda.sorocaba.sp.gov.br/casadocidadao/ ou por meio do e-mail: dacid@sorocaba.sp.gov.br. Estão disponíveis on-line: consulta de débitos; atualização de guias; alteração de compromissário de imóvel; alteração de proprietário de imóvel; emissão de certidões; revisão de lançamento imobiliário; restituição dos tributos; agendamento de transporte; 2ª via do carnê de IPTU ou TFIF; juntada de documentos e baixa de empresas ou, caso haja algum tipo de dúvida, poderá preencher o formulário disponível na página.

O atendimento ao público na Secretaria de Planejamento (Seplan) acontece de forma on-line, pelo endereço eletrônico: sepan@sorocaba.sp.gov.br e também pelos telefones: (15) 3238-2310, 3238-2312 e 3238-2317.

A Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) está atendendo o público por meio do WhatsApp: (15) 99198-7875 ou pelo e-mail: sehab@sorocaba.sp.gov.br.

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) está atendendo exclusivamente pelo site :empregabrasil.mte.gov.br, pelo aplicativo de celular Sine Fácil, pelo telefone (15) 3229-2880 ou e-mail: mailto:sert.patsorocaba@gmail.com.

O Espaço Empreendedor também atende de forma on-line os agendamentos já realizados na segunda quinzena de março. O atendimento é feito por meio do e-mail cadastrado informado durante o agendamento. Para os que buscam informações, há também plantão telefônico, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, pelos números: (15) 3229-2372 e 3229-2370.

A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade está realizando atendimento ao cidadão por meio do e-mail: sema@sorocaba.sp.gov.br ou pelos telefones: (15) 3219-2280 e 3219-2299. O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, o Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” e os demais parques municipais estão temporariamente sem atendimento ao público. Já, a Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal, onde vivem cães e gatos aguardando adoção responsável, pode ser visitada com horário marcado, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h. O telefone é (15) 3202-8006. O espaço está localizado na Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira.

Também estão temporariamente sem atendimento ao público os espaços culturais, como Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS), Pinacoteca, Casa de Aluísio de Almeida, Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, Barracão Cultural, CEU das Artes, Casarão de Brigadeiro Tobias e bibliotecas municipais. A Casa 52, onde está instalado o gabinete da Secretaria da Cultura, tem atendimento com agendamento, pelo e-mail: secult@sorocaba.sp.gov.br ou pelo telefone: (15) 3212-8170, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Confira, abaixo, a tabela de funcionamento dos serviços públicos, conforme medidas de combate à Covid-19:


Saiba mais