Sorocaba alcança maior nota em índice de Gestão Previdenciária do Tribunal de Contas do Estado de SP

25 de outubro de 2021 18:48

Por: Michelle Alves

A Fundação da Seguridade Social dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba (Funserv) encaminhou à Prefeitura de Sorocaba o Anuário 2021 do Índice de Efetividade da Gestão Previdenciária – IEG-PREV, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), que avalia se a visão e os objetivos estratégicos dos municípios e seus regimes de Previdência foram alcançados de forma efetiva.

Como resultado de todo o trabalho realizado, Sorocaba alcançou média geral na faixa A (altamente efetiva), nota mais alta atribuída. Assim, está entre as quatro cidades paulistas que obtiveram a maior nota dentre as 219 que participam do IEG-PREV 2021 (Ano-base 2020), sendo, além de Sorocaba, os municípios de Guaraci, Indaiatuba e Piracicaba.

O IEG-PREV é o índice de desempenho da Corte de Contas Paulistas, composto por quatro tipos de questionário, que abordam sete áreas temáticas (contribuições, endividamento, atuária, investimentos, benefícios, sustentabilidade dos RPPS e fidedignidade das informações). É consolidado em um único índice, por meio de um modelo matemático que busca avaliar a adequação do ente à legislação vigente e à aplicação de boas práticas na gestão previdenciária no município. Além disso, avalia a atuação dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) em diversas áreas, dando ênfase à situação atuarial (riscos e expectativas) e à administração dos investimentos desses RPPS dos municípios do estado de São Paulo.

“Receber a nota A no IEG-PREV mostra como a Funserv tem trabalhado muito bem, seguindo todas as normas legais e atendendo a todos os princípios do Tribunal de Contas do Estado. Isso só foi possível, devido ao grande empenho por parte de nosso prefeito e de todos os vereadores, colaborando sempre que necessário com as causas da Funserv e, também, pelo fruto do trabalho de toda a equipe da Fundação, que é comprometida, séria e focada em garantir a nós, servidores, a nossa segurança”, comemora Silvana Chinelatto, presidente da Funserv.

“Nós, da Prefeitura de Sorocaba, reconhecemos a importância do serviço realizado pela Funserv em benefício do servidor público municipal. E o resultado desse índice do TCESP só comprova o excelente trabalho feito em prol da segurança social e previdenciária do funcionalismo. A Fundação está de parabéns!”, conclui Cleber Fernandes da Costa Martins, secretário de Recursos Humanos.

Funserv

Criada em 1 de março de 1993, a Funserv é o órgão gestor único de Previdência do Município, centralizando os benefícios previdenciários, além de ser responsável pela gestão da Assistência à Saúde. Todos os servidores públicos municipais titulares de cargos efetivos, ativos e inativos, dos poderes Executivo, Legislativo e das Autarquias e Fundações Públicas do Município são segurados da Fundação para fins previdenciários.

Foto: Google Street View