Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Sorocaba é a 1ª cidade do Estado em número de MEIs na faixa com mais de 500 mil habitantes

9 de fevereiro de 2022 18:57

Por: Michelle Alves


 

Sorocaba é a primeira cidade do estado de São Paulo em número de microempreendedores individuais (MEI), na faixa dos municípios com mais de 500 mil habitantes. Ao se levar em consideração o ranking geral estadual, englobando também os municípios com mais de um milhão de habitantes, Sorocaba ocupa a quarta posição.

As análises são da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur) de Sorocaba, a partir de levantamento realizado em janeiro de 2022, com base em informações do Portal do Empreendedor. Conforme identificado, Sorocaba conta com 64.550 microempreendedores individuais (MEIs). O número ultrapassa o de outras cidades do mesmo porte, como São Bernardo do Campo (64.426 MEIs); Ribeirão Preto (64.012); São José dos Campos (61.376); Osasco (59.790) e Santo André (58.720).

“Esse ranking demonstra o ambiente empreendedor em Sorocaba, que tem favorecido a recuperação econômica no pós-pandemia e o desenvolvimento da cidade, principalmente dos pequenos e médios empresários sorocabanos. Tornando possível cumprir nossa meta para 2022, que é fazer de Sorocaba a melhor cidade do País para viver, trabalhar e empreender”, aponta o prefeito Rodrigo Manga.

Resultado também promissor, levando-se em consideração o ranking geral do estado de São Paulo, posiciona Sorocaba somente atrás de São Paulo (1.065.597 MEIs), Guarulhos (113.006) e Campinas (105.133), todas com população superior a um milhão de habitantes.

Detalhe é que Sorocaba tem índice de 0,098 MEIs por habitante, também superior àquele identificado nessas três cidades maiores: o de São Paulo é 0,098 MEIs por habitante; contra 0,094 em Guarulhos e 0,088 em Campinas.

“Ou seja, Sorocaba, com seu 659 mil habitantes, proporcionalmente reúne mais MEIs que cada uma dessas três cidades de maior porte. A atual gestão tem feito muitas ações para melhorar o ambiente empreendedor em Sorocaba, a ponto de o município se destacar, mesmo em tempos adversos, em função da pandemia. Muitos ficaram desempregados e se reencontraram por meio do empreendedorismo”, complementa Robson Coivo, secretário da Sedettur.

Nesse cenário, o secretário igualmente enaltece as parcerias feitas entre o Poder Público, os diversos setores da sociedade organizada e entidades, no apoio e na capacitação aos microempreendedores. Como, por exemplo, o Sebrae Sorocaba, que tem sido um grande parceiro, oferecendo importantes capacitações e palestras, como foi o “Programa Empreender Ao Vivo”, que aconteceu no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, em 2 de dezembro de 2021, com o apresentador, consultor e especialista em varejo Fred Rocha, reunindo mais de 400 empresários e profissionais de variados setores interessados no tema.

Declaração do Imposto de Renda – MEI

A Sedettur aproveita para lembrar os microempreendedores individuais sobre o período de Declaração do Imposto de Renda do MEI (Informe de Rendimentos), que começou em janeiro e prossegue até o dia 31 de maio de 2022. A declaração pode ser feita on-line, por meio do Portal do Empreendedor (gov.br/mei), ou pelo aplicativo para celular MEI.

A Receita Federal, inclusive, disponibiliza um manual que auxilia o empreendedor na hora de declarar o imposto on-line. O conteúdo está disponível pelo link: http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Arquivos/manual/Manual_DASN-SIMEI.pdf.

“É importante seguir a tabela de prestação de contas, com base no limite de faturamento do empreendedor, e o mês de abertura do MEI. Aos demais MEIs, o limite para permanecer na situação fiscal é de, no máximo, R$ 81 mil de faturamento bruto anual”, destaca o secretário da Sedettur.

O Espaço Empreendedor, localizado na Uniten (Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios), que fica na Avenida General Osório, 1.840, Vila Barão, está à disposição dos MEIS, em caso de dúvidas. O atendimento ocorre mediante agendamento, que pode ser solicitado pelo link: https://servicos.sorocaba.sp.gov.br/agenda_servicos/#/agenda/SEDETTUR


Saiba mais