Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Sorocaba é a 2ª entre as maiores cidades com mais aberturas de MEIs no Estado

1 de setembro de 2021 18:11

Por: Bruno Rodrigues


Foto: Bruno Rodrigues/ Secom Divulgação

Sorocaba ocupa, atualmente, a segunda colocação no ranking de cidades com até um milhão de habitantes em abertura de MEIs (Microempreendedores Individuais). Com a marca de 60.035 novas MEIs, o município sorocabano só ficou atrás de Ribeirão Preto por pouco, com apenas 35 aberturas a menos (60.070). Os dados são do Portal do Empreendedor (gov.br/mei).

O site aponta, também, que, em relação a todas as cidades do Estado, Sorocaba ocupa a quinta colocação no ranking geral, ficando atrás, além de Ribeirão Preto, de São Paulo capital, que tem 12 milhões de habitantes, Guarulhos e Campinas, ambas com populações de mais de 1,2 milhão de pessoas.

Somente entre os meses de janeiro e julho deste ano, Sorocaba realizou 6.280 formalizações de MEIs. São 809 a mais que no mesmo período de 2020, quando houve 5.571, apontando um crescimento de 12,73%.

Em julho de 2021, as atividades que mais se formalizaram foram referentes ao serviço de apoio administrativo; seguido de fornecimento de alimentos para consumo domiciliar; comércio de artigos de vestuário e acessórios; promoção de vendas; obras de alvenaria; serviços domésticos; cabeleireiros e outras atividades, respectivamente. A mesma sequência se aplica para o acumulado do ano de 2021 até o momento.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Robson Coivo, demonstra otimismo em relação ao crescimento do número de MEIs na cidade. “Sorocaba entendeu que este é um perfil de negócio que tem uma grande tendência de crescimento, pois aponta para um mercado moderno, onde você cria, trabalha para si mesmo e pode gerar novos empregos”, comenta.

“A tendência é que nós venhamos a subir, ainda mais, no ranking de cidades do mesmo porte, uma vez que também regularizamos a situação dos feirantes e ambulantes em Sorocaba”, finaliza.


Saiba mais