Sorocaba é uma das únicas cidades do estado de São Paulo a ter 100% de adesão ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC)
O Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) foi desenvolvido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), e lançado em 20 de maio deste ano, para que os gestores das organizações públicas, das três esferas de governo e dos três poderes em todos os estados da Federação, por meio do portal E-prevenção, possam avaliar e implementar boas praticas de gestão na esfera pública. A iniciativa busca combater a fraude e a corrupção no Brasil. E, até o momento, Sorocaba figura como um dos dois únicos municípios a ter 100% de adesão ao questionário do Programa, ao lado de Osasco.
Trata-se de uma proposta inovadora, adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla). E, por meio de uma plataforma de autosserviço on-line e contínua, o gestor terá a oportunidade de avaliar sua instituição, descobrindo previamente os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas. A partir desse diagnóstico, ele terá acesso a um plano de ação específico, que apresentará sugestões e propostas adequadas às necessidades da sua entidade.
As questões abordadas no questionário de autoavaliação apresentam tópicos relativos aos mecanismos de Prevenção (Gestão da Ética e Integridade, Controles Preventivos e Transparência), Detecção (controles, canal de denúncias e auditoria interna), Investigação, Correção (ilícitos éticos e administrativos, ilícitos cíveis e penais), Monitoramento e Transparência. Para cada questão respondida, deve ser anexada uma evidência (em formato de link, texto e/ou arquivo) correspondente às respostas selecionadas pela instituição.
Pós-diagnóstico
O diagnóstico de cada organização resultará na emissão de um Plano de Ação, com sugestões adequadas às necessidades da instituição para a melhoria contínua na prevenção à fraude e à corrupção.
O programa oferecerá, ainda, orientações, treinamentos, modelos normativos e de gestão de riscos para implantação dos mecanismos de combate à corrupção.
A plataforma e-Prevenção ficará permanentemente à disposição do gestor, para que possa auxiliá-lo no acompanhamento do progresso de sua organização na prevenção e no combate a esse tipo de ilícito.
A cada dois anos, o TCU fará nova avaliação para homologação das informações, considerando as avaliações e disponibilizando o Plano de Ação ativo, dentro da plataforma, para que o município analise e aplique as soluções oferecidas.
“Sorocaba se destaca por ser um dos únicos municípios a ter adesão 100% ao PNPC e, também, pelo fato de ter mais de 500 mil habitantes, o que torna a adesão ao programa ainda mais complexa”, relata Carlos Rocco Jr., corregedor-geral do município.
“Sobretudo, trata-se de uma medida preventiva de grande mérito, que vai ajudar o Poder Público a prevenir e combater, de forma cada vez mais efetiva, a ocorrência de casos de corrupção”, acrescenta João Alberto Corrêa Maia, controlador-geral do município de Sorocaba, que coordenou os trabalhos de adesão ao Programa, contando, também, com apoio de Jéssica Munis, técnica da Auditoria Geral.
Saiba mais
22 de setembro de 2023 9:04
21 de setembro de 2023 21:18
28 de agosto de 2023 11:55
28 de agosto de 2023 11:51
28 de agosto de 2023 11:48