Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

“Sorocaba Linda de Verdade” revitaliza praça no Jardim Nova Esperança

6 de maio de 2021 19:29

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

 

 

Mais um espaço público, desta vez no Jardim Nova Esperança, na Zona Norte, foi revitalizado pela Prefeitura de Sorocaba, como parte das ações do Programa “Sorocaba Linda de Verdade”. Trata-se da Praça Pedro de Godoy, localizada na Rua Itanguá, na travessa da Rua Monsenhor Benedito Mário Calazans.

A iniciativa foi realizada pela Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), em parceria com a Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob), além da Urbes – Trânsito e Transportes e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), mais o apoio da iniciativa privada.

O ato de entrega das obras ocorreu na tarde desta quinta-feira (06) e contou com a presença do prefeito Rodrigo Manga; do vice-prefeito, Fernando Martins da Costa Neto; além dos secretários municipais Darwin José Rosa (Serpo), Carlos Eduardo Paschoini (Semob), Fernanda Burattini (Comunicação) e Paulo Henrique Marcelo (Planejamento), além dos vereadores Cláudio Sorocaba, Rodrigo do Treviso e Vitão do Cachorrão e dos representantes da empresa MGT Bolina Urbanismo, José Antônio e Marcel Bolina.

Inclusive, as melhorias no local foram demandas apresentadas pela comunidade durante outro programa da Administração Municipal, o “Prefeitura de bairro em bairro”, ocasião em que o prefeito e secretários estiveram no bairro para conversar com a comunidade e buscar soluções para as necessidades.

“O local estava abandonado, todo cheio de mato e entulho, com brinquedos e quadras todos danificados. Tudo isso, agora, é coisa do passado e tudo está renovado, para beneficiar os moradores do bairro”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

Os principais serviços realizados na praça foram a manutenção do playground, dos bancos, da rede de iluminação, calçamento, arquibancada, gradis, quadras, alambrados e campo de futebol, além de poda de árvores, roçagem, pintura e limpeza em geral.

“Retiramos o equivalente a 60 caminhões de entulho da praça e arredores e uma operação tapa-buraco foi realizada nas vias, ao longo de 20 dias”, afirmou o secretário de Serviços Públicos e Obras.

A sinalização viária das ruas do entorno da praça também foi feita, a cargo da Semob, e o Saae realizou a limpeza e manutenção de bocas-de-lobo, que estavam entupidas, além de acabar com um vazamento na praça que durava anos. Já, o setor de Zoonoses da Secretaria da Saúde dedetizou o espaço todo.

“Fazia tempo que não via essa praça tão bonita e com muitas crianças brincando. Agora, cabe à comunidade tomar conta e cuidar desse espaço, que é nosso”, disse Luciano Aparecido, morador do Jardim Nova Esperança.

Por meio de parceria público-privada, a empresa  MGT Bolina Urbanização contribuiu com a ação, doando materiais para a revitalização. “Estamos vendo que esse governo é sério e está empenhado em promover ações concretas para a população que mais precisa. Diante disso, fica difícil ficar de fora de um projeto desses e fica o compromisso da nossa empresa em assumir a manutenção desse espaço”, mencionou José Antônio Bolina.

O prefeito Rodrigo Manga adiantou que mais melhorias para o bairro estão programadas, como a recuperação da sede do Cras e a regularização de imóveis. “É uma longa caminhada, mas, com a união de forças de diferentes setores, vamos continuar promovendo melhorias por toda a cidade e fazer com que cada cidadão volte a ter orgulho de ser sorocabano”, acrescentou.

 

O Programa

O programa “Sorocaba Linda de Verdade” abrange serviços de manutenção, reparo e revitalização de espaços públicos, como ruas, praças, cemitérios, Centros de Educação Infantil (CEIs), Centros Esportivos, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), entre outros, com roçagem, manutenção de brinquedos, bancos de praças e outros equipamentos públicos, troca de lâmpadas, dentre outros. Somente no primeiro trimestre deste ano, os trabalhos foram realizados em mais de 100 bairros de todas as regiões da cidade.

 


Saiba mais