Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Sorocaba participa do 1º Encontro Estadual de Controle Interno do TCE-SP

24 de outubro de 2022 17:56

Por: Bruno Rodrigues


Sorocaba marcou presença, nesta segunda-feira (24), no 1º Encontro Estadual de Controle Interno, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). O evento aconteceu no auditório nobre da sede do TCE-SP, na região central da cidade de São Paulo e teve como objetivo discutir aspectos do controle interno, bem como atribuições dos gestores e controladores.

O controlador-geral do Município, Dr. Carlos Alberto de Lima Rocco Júnior, esteve no evento e falou sobre a importância da participação de Sorocaba. “Esse encontro especializado a respeito do controle interno das instituições públicas é fundamental para o aprimoramento e a atualização dos servidores, por meio da troca de experiências e demais discussões pertinentes relacionadas ao tema”, disse.

O evento, direcionado a servidores municipais e estaduais, contou com debates acerca de temas atuais e relevantes, como: “Responsabilização do gestor em relação à estruturação do Controle Interno: recomendações do TCE-SP”, com o procurador-geral do Ministério Público de Contas de São Paulo, Dr. Thiago Pinheiro Lima e “A estrutura do Controle Interno na órbita da União, linhas de defesa e a aplicabilidade nos entes da federação (União, estados e municípios)”, com o secretário federal de Controle Interno da Controladoria Geral da União (CGU), Antônio Carlos Bezerra Leonel, e mediação do diretor técnico de Departamento do DSF-1 (TCE-SP), Paulo Massaru Uesugi Sugiura.

Na segunda parte do evento, também falaram o promotor de Justiça de Santa Bárbara d’Oeste, Dr. Leonardo Romano Soares, que tratou sobre “A atuação do Ministério Público Estadual nas Controladorias” e o Mestre e Doutor pela Faculdade de Direito da USP, Gustavo Ungaro, com mediação da controladora interna do TCE-SP, Rosely Duarte Correa, acerca do tema “Aspectos relacionados à estruturação do Controle Interno: carreira e cargos”.

Além do encontro presencial, as atividades também foram transmitidas, em tempo real, pela internet no canal oficial do TCE-SP. Ainda, representaram Sorocaba o auditor-geral do Município, Leonardo Domingues do Nascimento, o corregedor-geral, Dr. Otávio Martinez Isaquiel Ferreira, e a corregedora do Centro de Análise de Informação e Assistência Técnica, Dra. Juliana Barbosa do Nascimento.


Saiba mais