Sorocaba pleiteia sediar os Jogos Abertos do Interior em 2022

11 de agosto de 2021 16:54

Por: Mariana Campos

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), está pleiteando junto ao Governo do Estado de São Paulo sediar, em 2022, a 84ª edição dos Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”, considerado o mais tradicional torneio amador poliesportivo do Brasil. Os jogos foram disputados na cidade em apenas quatro oportunidades: 1938, 1943, 1950 e, a última vez, em 1954, quando Sorocaba foi a vice-campeã da competição.

“Estamos confiantes em sermos anfitriões dos Jogos Abertos, um evento esportivo que reúne mais de 15 mil atletas, na disputa de 27 modalidades, incluindo competições para ACD – Atletas com Deficiência, incentivando a prática esportiva na cidade, além de impulsionar a economia e o turismo”, destaca o secretário de Esportes e Lazer, Pedro de Souza.

Sorocaba possui estrutura esportiva para receber o torneio. Atualmente, a cidade conta com sete Centros Esportivos (Maria Eugênia, Central Parque, Vila Gabriel, Pinheiros, Dr. Pitico, Jardim Simus e Brigadeiro Tobias), além do Centro Inclusivo “Aluísio de Almeida” (Ciel), Estádio Municipal “Walter Ribeiro” (CIC), Ginásio Municipal de Esporte, Ginásio Poliesportivo do Éden, Ginásio Nilton Torres e a Arena Sorocaba “Eurydes Bertoni Júnior”, além de parcerias com instituições esportivas da cidade.

Em 2020 e 2021, a competição foi cancelada em razão da pandemia da Covid-19. Já, em 2019, na 83ª edição dos Jogos Abertos do Interior, em Marília, Sorocaba ficou em 4º colocado, com uma delegação de 453 pessoas. Entre as equipes, Vôlei de Praia Masculino e Futsal Masculino conquistaram o primeiro lugar; Vôlei de Praia Feminino, Luta Olímpica Masculino, Handebol Feminino e Masculino, Futebol Feminino e Tênis de Mesa Feminino ficaram com o segundo lugar; Basquete Feminino, Badminton Feminino, Karatê Masculino, Natação ACD Feminino e Vôlei Feminino ficaram com a terceira colocação.

Ginástica Artística Feminino e Masculino, Ginástica Rítmica Feminino, Taekwondo Feminino e Masculino, Damas, Luta Olímpica Feminino, Capoeira Masculino, Tênis Feminino, Tênis de Mesa Masculino, Atletismo ACD Feminino, Biribol, Xadrez Feminino e Masculino, Ciclismo Masculino, Karatê Feminino, Natação ACD Masculino, Boxe Masculino Elite, Judô Feminino, Basquete Masculino também pontuaram e colaboraram para o resultado conquistado.

Os Jogos Abertos do Interior são realizados anualmente pela Secretaria de Estado de Esportes, em parceria com o Município anfitrião, e disputados pelas representações municipais do Estado de São Paulo, classificadas nos Jogos Regionais em cada categoria, modalidade e sexo. Criado pelo ex-jogador de basquete Baby Barioni, os Jogos Abertos do Interior tiveram sua primeira edição em 1936, na cidade de Monte Alto, interior de São Paulo.