Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Sorocaba reabrirá CTE São Guilherme com 40 leitos para reforçar a assistência à população

13 de janeiro de 2022 14:41

Por: Marcelo de Almeida Jr


Município também terá duas megacarretas para atender pessoas com síndrome gripal

Com o objetivo de ampliar a assistência durante a alta de casos de gripe em todo o Estado de São Paulo, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), reabrirá o CTE (Centro de Estabilizaçao) São Guilherme, com 40 leitos para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).

Para tanto, o Poder Publico publicou um edital de chamamento para contratação do serviço, nesta quarta-feira (12), no Jornal do Município. As empresas interessadas deverão enviar suas propostas até as 16h do dia 19 de janeiro, para o e-mail: editais_ses@sorocaba.sp.gov.br .

O CTE São Guilherme será utilizado como um reforço à assistência hospitalar para internação, com 20 leitos clínicos e 20 leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar (SVP), totalizando 40 leitos aos pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), para casos de Influenza ou Covid.

“Estamos nos antecipando para promover uma assistência ampliada aos moradores de Sorocaba, durante este momento de alta dos casos de síndrome gripal”, afirma o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga.

Megacarretas

O prefeito Rodrigo Manga também anunciou que o município contará com duas megacarretas no combate à gripe. Cada unidade móvel terá seis médicos e cinco enfermeiros, para reforçar os atendimentos exclusivos a casos de síndrome gripal.

A previsão é que as megacarretas iniciem o atendimento já neste mês de janeiro em dois pontos da cidade, um na Zona Norte e outro, na região central de Sorocaba.

Ações realizadas no combate à gripe

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), ampliou, desde a última segunda-feira, dia 10, o número de leitos Covid na cidade. Mais 19 leitos Covid, sendo 15 clínicos e quatro de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), foram contratados e estão sendo utilizados no Hospital Amhemed.

Com essa ampliação, a cidade passou de 30 para 49 leitos Covid, sendo 25 clínicos e 24 de UTI, para atender moradores da cidade.

Em paralelo, a Prefeitura de Sorocaba já criou, entre os meses de dezembro e janeiro, cinco unidades de saúde sentinelas para atender exclusivamente quadros de síndrome gripal, sendo duas delas funcionando 24 horas, todos os dias, a Unidade São Guilherme e a Unidade Zona Leste, além de disponibilizar à população outras nove Unidades de Urgência e Emergência para atender esses casos.


Saiba mais