Sorocaba registra 137.219 casos da Covid-19, 133.894 recuperados e 3.191 óbitos

18 de agosto de 2022 17:02

Por: Bruno Rodrigues

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), registrou aumento do número de recuperados da Covid-19 nesta quinta-feira (18), chegando ao total de 133.894. Já, os casos confirmados com a doença passaram de 137.185 para 137.219 na cidade. Os óbitos confirmados aumentaram em 3.191. A taxa de letalidade no município é de 2,4%, abaixo da taxa estadual, que é de 3%, e acima da taxa nacional, que se encontra em 2,1%.

Sorocaba recebeu a notificação de mais 34 casos confirmados da Covid-19, 35 recuperados e dois óbitos, estes ocorridos desde o dia 12 de agosto de 2022, mas informados pelos hospitais à Vigilância Epidemiológica e computados no dia de hoje (18 de agosto). Do total de confirmados, nenhum está internado em UTI e o total de pessoas em recuperação (isolamento domiciliar) é 131.

A cidade teve aumento no número de pessoas com suspeita de contaminação pelo coronavírus que aguardam resultados de 56 para 67. Entre os casos suspeitos, há duas internações em UTI. Não há óbito em investigação. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 265.834.

Taxa de ocupação dos leitos

No censo diário de leitos da Covid-19 desta quinta-feira (18) dos hospitais contratualizados pela Prefeitura de Sorocaba para oferecer leitos Covid, o GPACI não possui leito clínico ocupado, dos seis disponibilizados. O Hospital Amhemed possui 15 leitos clínicos Covid pactuados e nenhum está ocupado. Entre os quatro leitos de UTI contratados, um está ocupado.

Na rede particular, o Hospital Unimed não possui nenhum leito de UTI Covid ocupado, dos 15 pactuados. Dos 20 leitos clínicos, três estão ocupados. Os dois leitos infantis de UTI Covid deste hospital estão desocupados. O Samaritano possui seis leitos clínicos Covid e um está ocupado. Dos três leitos UTI Covid pactuados, nenhum está ocupado. O único leito de UTI Covid para crianças está desocupado. O Hospital Evangélico possui 10 leitos UTI Covid pactuados e nenhum está ocupado. Dos 10 leitos clínicos Covid pactuados, um está ocupado. O Hospital Amhemed possui 13 leitos clínicos Covid pactuados e nenhum está ocupado. A UTI do mesmo hospital não possui nenhum leito ocupado, do total de sete disponíveis.

Conscientização e combate à Covid-19

A Secretaria da Saúde (SES) reforça que é preciso que as pessoas continuem adotando as medidas preventivas à Covid-19, como uso de álcool em gel e de máscara protetora no transporte público e em ambientes médico-hospitalares. A conscientização da população sobre esses hábitos é fundamental.

Óbitos

– Mulher de 59 anos, com doença renal crônica. Faleceu em hospital público de Sorocaba no dia 12 de agosto de 2022;

– Homem de 94 anos, cardiopata. Faleceu em hospital particular de Sorocaba no dia 16 de agosto de 2022.