Sorocaba se reúne com Federação Paulista de Futebol para tratar de adequações e melhorias no CIC

17 de dezembro de 2021 21:33

Por: Mariana Campos

O vice-prefeito de Sorocaba, Fernando Martins da Costa Neto, e o secretário de Esportes e Lazer (Semes), Pedro Souza, estiveram, nesta semana, na Federação Paulista de Futebol (FPF), em São Paulo (SP), para tratar de adequações e melhorias no Estádio Municipal “Walter Ribeiro” (CIC). Eles se reuniram com o presidente da Federação, Reinaldo Carneiro Bastos, acompanhados do presidente do Esporte Clube São Bento, Almir Laurindo.

O objetivo do encontro foi ajustar detalhes das melhorias que já estão programadas para serem feitas no Estádio Municipal, em 2022, como a troca de todo o gramado, que será realizada com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Jefferson Campos, no valor de R$ 716 mil. Uma licitação será aberta, em breve, e a previsão é que esse serviço seja realizado já no primeiro semestre do ano que vem.

Na reunião, a Prefeitura de Sorocaba também tratou de outros detalhes que envolvem o CIC, como adequações necessárias no banco de reservas, no VAR (Árbitro Assistente de Vídeo, em português) e no Ambulatório. Neste ano, o Estádio Municipal “Walter Ribeiro” recebeu o serviço de pintura em todas as arquibancadas, realizado pelos próprios funcionários da Semes, por meio de uma parceria entre a Prefeitura, o Esporte Clube São Bento, torcedores voluntários e a iniciativa privada, por meio da doação de tintas.

“Também conversamos com a Federação Paulista sobre a possibilidade de Sorocaba sediar, em 2023, a Copa São Paulo de Juniores, em uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Semes, e o São Bento, com apoio da iniciativa privada”, afirma o secretário Pedro Souza. Considerada o maior torneio de base do país, a Copinha é disputada desde 1969. Em 2021, não foi realizada em razão da pandemia da Covid-19 e, em 2022, a competição ocorrerá de 2 a 25 de janeiro, em São Paulo (SP).

A Prefeitura de Sorocaba, por meio de suas secretarias municipais, vem buscando, desde o início deste ano, estabelecer parcerias com outras esferas de governo, além de entidades, instituições e a iniciativa privada, em todos os setores, para garantir importantes investimentos e melhorias na cidade, beneficiando toda a população sorocabana.

Inaugurado no dia 14 de outubro de 1978, o CIC está localizado na Avenida Pereira da Silva, s/nº, no Jardim Santa Rosália, e possui capacidade para 13.722 pessoas. Além do amplo gramado, o estádio dispõe de quatro setores de arquibancadas e sanitários. No Estádio Municipal, são recorrentes os jogos do time Esporte Clube São Bento, tradicional na cidade, fundado em 1913, e as finais do Campeonato Varzeano, promovido pela Semes.