Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Sorocaba terá mutirão de limpeza às margens do Rio Sorocaba no sábado (5)

3 de junho de 2021 13:32

Por: Mariana Campos


Neste sábado (dia 5), das 9h às 11h, a Prefeitura de Sorocaba realizará a Caminhada Ecológica, entre a Praça da Biodiversidade e o Parque das Águas, no Jardim Abaeté. A atividade cumpre todos os protocolos sanitários preventivos à pandemia, com número reduzido de participantes, uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.


Na ocasião, os servidores da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) participarão de um mutirão de limpeza às margens do Rio Sorocaba, recolhendo todos os resíduos descartados irregularmente às margens do rio.


A atividade de Educação Ambiental faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), e visa sensibilizar as pessoas sobre os impactos do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.


“Em um exercício prático de cidadania, pensando no cuidado e na preservação do meio ambiente, os nossos servidores participarão dessa ação ambiental, que também tem enfoque educativo, a fim de incentivar que todos nós devemos ajudar na conservação do meio ambiente, depositando o lixo de forma correta”, destaca o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Prieto.


O lixo jogado de forma irresponsável nas ruas e parques da cidade, além de sujar esses espaços, impacta seriamente a fauna e a flora local e “volta” de forma negativa para a população, ao danificar o aspecto visual da cidade, exalar mau cheiro, atrair animais peçonhentos, entupir bueiros e propiciar alagamentos. Ao chegar ao rio, os detritos flutuantes ainda causam grande impacto negativo na biodiversidade local, prejudicando a fauna aquática.


A Praça da Biodiversidade está localizada às margens do rio Sorocaba, entre as pontes do Pinga-Pinga e Fernando de Luca, no Jardim Leocádia.


Saiba mais