Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Sorocabanos já podem se inscrever em nove oficinas culturais on-line gratuitas

8 de outubro de 2021 19:04

Por: Secom


A população já pode se inscrever para participar de nove oficinas culturais on-line gratuitas, que serão oferecidas, entre novembro e dezembro, pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secult). As aulas acontecerão, ao vivo, pela plataforma Zoom.

O objetivo do programa estadual é aproximar pessoas de diferentes faixas etárias e com diferentes repertórios, promovendo um importante espaço de trocas de conhecimentos e experiências artísticas.

Uma delas será a oficina “Fotografias para adiar o fim do mundo”, com Natália Vieira, que apresentará técnicas e linguagem fotográficas com abordagem em questões socioambientais. Os participantes serão organizados em três grupos: Turma A (dias 3, 4, 5 e 8 de novembro, das 10h às 12h), Turma B (dias 3, 4, 5 e 8 de novembro, das 14h às 16h) e Turma C (dias 9, 10, 11 e 12 de novembro, das 14h às 16h). As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/5w7MdpJZEUT6m2N4A. A atividade conta com 180 vagas disponíveis a pessoas com idade a partir de 16 anos.

Outra atividade será o Clube de Leitura “Dois olhares sobre Macbeth, de Shakespeare”, coordenado por Érika Bodstein e Valéria Marchi, que visitará duas perspectivas da obra mais curta do dramaturgo inglês. A atividade acontecerá nos dias 3, 8, 10, 17, 22, 24 e 29 de novembro e 1 de dezembro, das 18h às 20h. A inscrição pode ser feita pelo link: https://forms.gle/F6i6rtZRU1JJ78CZ9. Serão 40 vagas disponíveis para pessoas com idade a partir de 16 anos.

A programação também contará com a oficina “A personagem como elemento estruturante de uma narrativa seriada”, que abordará os preceitos básico para a criação de uma série de TV/streaming, tendo como ponto de partida a personagem, coordenada por Drika Nery. Os participantes serão organizados em dois grupos: Turma A (dias 8, 10, 17, 22, 24 e 29 de novembro, das 14h às 16h) e Turma B (dias 18, 23, 25, 30 de novembro e 2 e 7 dezembro, das 18h às 20h). A inscrição pode ser feita por pessoas com idade a partir de 18 anos, pelo link: https://forms.gle/yJcDJjeG8yqkRLXh8.

Outra atividade oferecida será a oficina “Brincando de escritor: como oferecer uma oficina literária infantil”. A atividade vai mostrar formas de aproximar crianças (de 7 a 12 anos) do universo do livro e da literatura. O encontro, voltado a pessoas com idade a partir de 16 anos, acontecerá no dia 4 de novembro, das 18h às 20h. A inscrição pode ser feita pelo link: https://forms.gle/J5xh5Pc4Th7b5mn3A.

Nos dias 9, 10, 11 e 12 de novembro, das 10h às 12h, Cida Mendes, a Palhaça Concessa, vai ministrar a oficina “Graça e Consciência”, uma atividade que integra a programação do 7º EIMPA – Encontro Internacional de Mulheres Palhaças. O intuito é abordar a trajetória de 25 anos da personagem Concessa e a descoberta do trabalho dela como veículo de comunicação e equilíbrio. Com o limite de 30 vagas para o público com idade a partir de 18 anos, as inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/6LxoEsXKwPnJUUns9.

A população também poderá participar da oficina “Foto Preta – Diálogos”, que tem como proposta apresentar e dialogar acerca da produção fotográfica visual e seus aspectos, por meio dos olhares de profissionais e artistas negros, tendo como ponto de partida o papel da imagem nas construções sociais e dos imaginários em relação à população e cultura afro-brasileira. A atividade ocorrerá nos dias 28 de outubro e 9 de novembro, das 18h às 20h. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/5itdq4PayEeTNuvHA.

A programação também conta com a oficina “Arte em Revista”, coordenada por Marisa Szpigel e Alexandra Contocani, do Coletivo Oquecabeaqui, com a proposta de convidar os participantes a produzirem uma revista elaborando textos breves e imagens a partir de conteúdos referentes às rupturas que emergiram na Semana da Arte Moderna. A atividade será oferecida em duas turmas: Turma A (dias 10, 11 e 12 de novembro, das 14h às 16h), e Turma B (dias 16, 17, 18 de novembro, das 18h às 20h). Serão necessários materiais, como papéis, lápis e canetas, tinta guache e pincéis. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/GYEco7zWqPHm3HXe8.

Outra atividade ainda será “A Era de Ouro dos livros russos infantis: Ilustradores”, que tem como proposta contextualizar a geração de ilustradores, pintores e artistas gráficos da qual fez parte Vera Ermoláieva, expoente da vanguarda que ajudou a delinear o novo tipo de livro ilustrado que surgiu na Rússia nos anos 1920, anunciando o design contemporâneo. A oficina ocorrerá no dia 11 de novembro, das 18h às 20h, sob coordenação de Daniela Mountain e Fabíola Notari. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/RwAAEsJ3mgNYqvgC6.

Por fim, será oferecida a oficina “Gestão financeira e prestação de contas no ProAc Editais”. O curso foi criado para artistas e produtores culturais que já tiveram alguma dificuldade na organização dos recursos em seus projetos. Em uma linguagem simples e objetiva, os participantes aprenderão a planejar seus gastos, desde a elaboração do projeto até a prestação de contas. A atividade será realizada em três grupos: Turma A (dias 9, 10, 11 e 12 de novembro, das 10h às 12h), Turma B (dias 22, 23, 24 e 25 de novembro, das 18h às 20h) e Turma C (dias 30 de novembro e 1, 2 e 3 de dezembro, das 14h às 16h). As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/75hYLZ2AcWShz1bK8.

Mais informações podem ser obtidas no site: http://poiesis.org.br/maiscultura, pelo e-mail: interioronline@oficinasculturais.org.br ou, ainda, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone da Escola de Cultura e Artes “Ettore Marangoni”: (15) 3202-5003.


Saiba mais