Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Startup do Parque Tecnológico de Sorocaba cria solução que detecta, identifica e quantifica as pragas no campo

24 de agosto de 2021 10:22

Por: Secom


Residente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) há mais de dois anos, a SensaIOTech, startup voltada ao agronegócio, criou uma armadilha, dotada de inteligência artificial, capaz de detectar, identificar e quantificar as pragas no campo. Entre os benefícios, a solução facilita o combate preventivo e mais assertivo no trabalho de cultivo e colheita de grãos, sementes e outros produtos agrícolas.


A receptividade à inovação foi tamanha que a startup instalada no PTS foi convidada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a apresentá-la no evento 5G Rural, promovido recentemente em Londrina, no Paraná, com as presenças dos ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e das Comunicações, Fábio Faria.

O CEO da SensaIOTech, João Henrique Lopes, conta que a pesquisa e o monitoramento das pragas vêm sendo desenvolvidos em parceria com a própria Embrapa. Além disso, a armadilha está sendo testada e os resultados no combate e na localização das pragas que foram apresentados são muito satisfatórios.


Ainda segundo João Henrique, a armadilha ficou em primeiro lugar no Programa Soja Open Innovation, edital público para seleção de empresas com interesse no desenvolvimento de projetos de inovação aberta. Por isso, ele considera o apoio do Parque Tecnológico de Sorocaba fundamental para o desenvolvimento, o aperfeiçoamento e as pesquisas de soluções voltadas ao agronegócio do país.


“O exemplo de sucesso da SensaIOTech é um dos inúmeros que temos aqui, no PTS”, complementa o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Tadeu Cancellara. “E esse exemplo só contribui para o nosso objetivo de nos consolidarmos como o grande centro de desenvolvimento tecnológico e de inovação para Sorocaba, região e todo o Brasil”, conclui.


Saiba mais