Terceiro Ecoponto de Sorocaba começa a ser implantado no Júlio de Mesquita Filho

23 de setembro de 2021 19:20

Por: Michelle Alves

A Prefeitura de Sorocaba deu início, na tarde desta quinta-feira (23), às obras para a implantação da terceira unidade do Ecoponto na cidade, no bairro Júlio de Mesquita Filho, na Zona Oeste.

O novo Ecoponto será implantado em área pública localizada na Avenida Domingos Martins Vieira, ao lado da Escola Municipal “Luiz Almeida Marins”. O espaço conta com 1.402,79 metros quadrados e atenderá a população para o descarte correto de diferentes tipos de resíduos.

O local será fechado com alambrado, contará com controle de acesso e recepção, além de contêiner com banheiro, iluminação em LED e paisagismo. Contará, ainda, com uma caçamba de 25 m³ e quatro caçambas de 5 m³ para o descarte correto dos resíduos, além de mais quatro contentores para coleta de recicláveis. A previsão é que o Ecoponto Júlio de Mesquita receba aproximadamente 1.000 m³ de resíduos, por mês.

Para a implantação, a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) realizará a limpeza e a terraplenagem da área. Já, a empresa Consórcio Sorocaba Ambiental (CSA) fará a doação dos materiais utilizados, por meio de parceria público-privada com a Prefeitura.

Coordenada pela Serpo, a iniciativa municipal faz parte do programa “Sorocaba Linda de Verdade” e visa oferecer um serviço gratuito aos cidadãos, para garantir a destinação correta de diferentes tipos de resíduos e, assim, evitar o descarte irregular em locais públicos na cidade, além de promover a reciclagem de materiais.

O primeiro Ecoponto foi inaugurado na Vila Helena, em fevereiro deste ano, e a segunda unidade foi instalada no Cajuru, no último dia 18 de setembro. Agora, a terceira unidade tem previsão de até 90 dias para começar a funcionar.

“A Serpo retirava aproximadamente 80 viagens de entulho, por mês, dessa área. Agora, o bairro Júlio de Mesquita Filho vai receber um Ecoponto controlado, com vigia 24 horas, caçambas apropriadas, iluminação com tecnologia em LED e paisagismo”, disse Darwin José de Almeida Rosa, secretário da Serpo.

O prefeito Rodrigo Manga falou sobre a área que está abandonada há muitos anos, alvo de descarte irregular de entulhos. “A pedido do presidente da Câmara Municipal, o vereador Cláudio Sorocaba, nós estivemos aqui, no início do ano, visitando este local e ele disse, à época, que seria importante fazer um Ecoponto organizado e completo, igual ao da Vila Helena. E, como sempre, estamos contando com o apoio da iniciativa privada para realizar mais esse projeto e quem ganha com tudo isso é a população do Júlio de Mesquita Filho e região”, enfatizou.

Também estiveram no ato de lançamento Edgar Rodrigues, representando o vereador Cláudio Sorocaba, presidente da Câmara; a secretária de Comunicação (Secom), Fernanda Burattini; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; a diretora Vanessa Baccelli de Almeida e a vice-diretora, Daniela Harder Oliveira, ambas da E.M. Luiz Almeida Marins; além do representante da CSA, José Eduardo Bueno.

Fotos: Michelle Alves – Secom/Divulgação