Tradicional descida de barco celebra o Dia Mundial da Água e o Dia do Rio Sorocaba neste sábado (23)

23 de março de 2024 16:34

Por: Secom


Fotos: Carlos Sales/Secom e Ivan Flores/Saae

Em evento comemorativo ao Dia Mundial da Água e ao Dia do Rio Sorocaba (22 de março), cerca de 40 pessoas participaram, na manhã deste sábado (23), da tradicional descida de barco do Rio Sorocaba. Durante aproximadamente 50 minutos, todos seguiram pelo rio, em barcos, botes, stand up paddle e caiaques.

A ação foi promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) Sorocaba, com apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Ambiental.

O intuito da ação foi sensibilizar a população, não apenas sobre a necessidade de preservação tanto dos rios que cortam nossa cidade quanto dos mananciais, mas também sobre a importância da utilização racional da água, elemento essencial para a vida de qualquer ser vivo.

As embarcações partiram, por volta de 9h30, da rua da antiga Usina Cultural, na altura do Corpo de Bombeiros, na Avenida Dom Aguirre, e, às 10h20, chegaram ao seu destino, na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) S1, no final da Avenida 15 de Agosto.

Na chegada à ETE S1, a equipe de Educação Ambiental da Sema realizou doação de mudas e uma exposição com algumas espécies de peixes migratórios do Rio Sorocaba e de seus afluentes, além de amostras em vidro para demonstrar a disponibilidade de água no planeta.

 

Sobre o Dia Mundial da Água e o Dia do Rio Sorocaba

O Dia Mundial da Água foi estabelecido pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, para promover a consciência em todo o mundo sobre a importância deste recurso natural para a promoção da vida saudável no planeta.

Já o Dia do Rio Sorocaba foi instituído pela Lei Municipal nº 5.433/1997, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a importância da recuperação do Rio Sorocaba e da preservação dos mananciais. A data também faz parte do Calendário Oficial de Datas Alusivas ao Meio Ambiente, instituído pela Lei Municipal nº 8.812/2009.

Um dos mais importantes rios do Estado de São Paulo, o Rio Sorocaba é o principal afluente da margem esquerda do Rio Tietê. Possui 180 km de extensão em linha reta e 227 km, considerando o leito em seu trajeto natural. Além disso, é o mais importante manancial da região, sendo que 1,2 milhão de pessoas, além das indústrias e agricultura, utilizam suas águas.

É formado pelos rios Sorocabuçu e Sorocamirim, que se encontram no município de Ibiúna e vão se juntando com outras pequenas nascentes até o seu primeiro represamento, dentro dos limites do município de Votorantim, na Represa de Itupararanga. O Rio Sorocaba atravessa as cidades de Ibiúna, Votorantim, Sorocaba, Iperó, Boituva, Tatuí, Cerquilho, Jumirim e Laranjal Paulista.

 

 


Saiba mais