Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Trânsito é principal demanda em visitas do “Prefeitura de bairro em bairro” nesta  sexta-feira (20)

20 de agosto de 2021 18:30

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

 

A Zona Norte de Sorocaba foi a região da cidade atendida, nesta sexta-feira (6), pelo programa “Prefeitura de bairro em bairro”. A equipe da Administração Municipal esteve no Jardim Betânia e no Parque dos Eucaliptos, para ouvir as demandas da população e providenciar soluções. Em ambos os locais, a necessidade de melhoria na sinalização de trânsito foi uma das principais reivindicações dos moradores.

A primeira parada foi no Jardim Betânia, na Zona Norte de Sorocaba, e contou com a participação dos secretários Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas – Serim), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico – Semob), Marcio Carrara (Educação – Sedu), Paulo Henrique Marcelo (Planejamento – Seplan), Coronel Vitor Gusmão (Segurança Urbana – Sesu), Marcelo Regalado (Fazenda – Sefaz) e Vinicius Rodrigues (Saúde – SES), além do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, e dos vereadores Rodrigo do Treviso e Silvano Júnior.

A Semob, atendendo a reivindicação de moradores, reforçará a sinalização viária e instalará lombada em frente ao Centro de Educação Infantil “Izabel dos Santos Pereira” (CEI-112), na Av. Betsaida. Mães de alunos solicitaram a disponibilização de brinquedos para as crianças e de um alambrado de proteção, o que serão objeto de estudo pelo Poder Público.

O secretário da Serpo, Darwin de Almeida Rosa, adiantou aos moradores que a revitalização da praça que fica ao lado da creche, que conta com quadra e pista de skate, também está nos planos da Prefeitura, para ser executada com o apoio da iniciativa privada, em aproximadamente 60 dias.

A comunidade apontou, ainda, a necessidade de melhorias na Rua Maria Isabel Zanchetta Carnacini, que é de terra, ocasião em que a equipe da Prefeitura confirmou a realização do serviço de patrolamento dessa via e que já busca parceria com a iniciativa privada para recapeamento. Ainda, haverá ação de tapa-buracos nas vias do bairro, a partir da próxima semana.

O segundo bairro visitado foi o Jardim dos Eucaliptos. Mais uma vez, a principal reivindicação da comunidade foi a melhoria na sinalização de trânsito, sobretudo em frente à escola. “Enviaremos uma equipe técnica para identificar os pontos necessários, definir e executar as ações, tais como: a instalação de lombadas e de faixa de travessia de pedestres, em um prazo de até 15 dias”, destacou o secretário da Semob, Carlos Eduardo Paschoini.

A segurança pública foi outro tema destacado pela comunidade e que será apresentado à Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), para iniciar tratativas com a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar, a fim de intensificar ações de patrulhamento nos arredores.

Uma comissão de moradores também foi montada para acompanhar o andamento dessas solicitações, bem como para participar de reunião com representantes dos Correios, contanto com todo apoio do Poder Público, para verificar a viabilidade da criação de CEP para as ruas e de serviços de correspondência no bairro.

 

Prefeitura de bairro em bairro

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” teve início na primeira semana de janeiro deste ano, em que as equipes da Prefeitura de Sorocaba percorrem pontos em todas as regiões da cidade, para ouvir as demandas da população e providenciar soluções.

De lá para cá, já foram atendidos mais de 70 bairros, incluindo: Ipanema das Pedras, Genebra, Cajuru do Sul, Éden, Nilton Torres, Santa Catarina, Jardim Ana Maria, Parque dos Eucaliptos, Jardim Betânia, Jardim São Carlos, Fazenda Imperial, Jardim Guadalajara, Jardim Santa Cecília, Jardim Santa Esmeralda, Caguassu, Jardim Tropical, Wanel Ville, Parque Vitória Régia, Jardim Nova Esperança, Vila Barão, Jardim Zulmira, Retiro São João, Jacutinga, Mato Dentro, Parque Ouro Fino, Jardim do Paço, Mineirão, Júlio de Mesquita Filho, Santa Helena, Vitória Ville, Vila Haro, Jardim Los Angeles, Vila Matilde, Jardim Guaíba, Jardim São Guilherme, Jardim América, Ipanema Ville, Jardim Paulistano, Vila Nova Sorocaba, Jardim Prestes de Barros, Vila Carvalho, Jardim Itapemirim, Vila Marli, Parque São Bento, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Conjunto Ana Paula Eleutério (Habiteto), Jardim Tatiana, Chácara Ana Maria, Jardim Pagliato, São Sebastião, Jardim Alpes de Sorocaba, Vila João Romão, Vila Sabiá, Villa Amato, Jardim Tulipas, Piazza Di Roma, Jardim Ipanema, Jardim Marco Antônio, Jardim Maria Eugênia, Vila Espirito Santo, Caputera, Campininha, Parque Esmeralda, Vila Tupã, Vila Assis, Jardim Nogueira, Jardim São Marcos, Iporanga 2, Lopes de Oliveira, Inhayba, Jardim Guadalupe, Jardim São Marcos 2, Parque Santa Isabel, Jardim Paulista 2, dentre outros.

 


Saiba mais