Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Unidades do CAPS e espaços culturais recebem visita da Prefeitura nesta segunda-feira (28)

28 de novembro de 2022 21:05

Por: Bruno Rodrigues, Evelyn Azevedo


Fotos: Michelle Alves – Secom

A Prefeitura de Sorocaba, representada pelo prefeito em exercício, Luis Santos, visitou, na tarde desta segunda-feira (28), duas unidades dos Centros de Atenção Psicossociais (CAPSs) e dois importantes espaços culturais da cidade.

​Na ocasião, acompanhado do secretário de Cultura (Secult), Luiz Antonio Zamuner, e do secretário de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), Thiago Santoro, o prefeito em exercício visitou a futura instalação do Parque Municipal Histórico da Tecelagem, na Vila Hortência, que será inaugurado nesta quarta-feira (30), às 10h. Trata-se de um espaço público tombado como patrimônio histórico de Sorocaba, pelo Decreto Municipal nº 22.816/2017, que tem como intuito preservar a memória da população sorocabana.

O novo Parque Municipal Histórico da Tecelagem abrigará ampla área verde que poderá ser utilizada para a convivência das famílias e por praticantes de atividades esportivas, além de um ambiente histórico fabril, com um acervo composto por maquinário e arquitetura preservada.

“Essa é uma área linda, que teremos à disposição da população e merece ser valorizada, com a oferta de lazer e qualidade de vida. Será, também, um resgate da história fabril, que tanto colaborou para o crescimento de Sorocaba. Após as revitalizações e a abertura do parque, os munícipes poderão desfrutar de bons momentos”, afirmou o chefe do Executivo em exercício.

O secretário da Sema segue acompanhando as obras de revitalizações do parque. “Temos muitas ótimas ideias de como aproveitar esse espaço, que é extremamente valioso para a cidade. Em ação conjunta com a Secult, iremos, além de preservar a história da tecelagem local, proporcionar momentos de lazer e qualidade de vida aos munícipes da região”, declarou o secretário.

Após a passagem pelo parque, o prefeito em exercício seguiu para o prédio histórico da Praça Frei Baraúna, no Centro de Sorocaba. O importante patrimônio da cidade, que já proporcionou o funcionamento da Oficina Cultural Regional Grande Otelo, estava há muitos anos abandonado. O processo de revitalização foi iniciado pelo atual Governo no dia 4 de novembro deste ano, por meio do programa “Sorocaba Linda de Verdade”, em parceria com as empresas Magnum Construtora e Construtora Planeta.

Durante a visita, a equipe inspecionou o local e os trabalhos que estão sendo realizados, como o serviço de lavagem externa do prédio, instalação da iluminação cênica no entorno, manutenção do telhado, revitalização e pintura externa de todo o prédio, entre outros. “Essa é uma iniciativa extremamente importante para a cultura sorocabana. Trata-se de o resgate de um espaço que abriga histórias valiosas para o cenário da nossa cidade. Até a conclusão das obras, vamos analisar e discutir em conjunto o melhor destino de uso para esse prédio, pois temos muitos projetos, com muitas possibilidades nas áreas da cultura e educação”, pontuou o secretário da Secult.

Na sequência, o prefeito em exercício visitou dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), a unidade CAPS AD lll “Roda Viva”, no Jardim Faculdade, e o CAPS III “Alegria de Viver”, no Jardim Europa. Lá, esteve com o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo, e com o vereador João Donizete, líder do Governo na Câmara Municipal. Também estiveram presentes a coordenadora de Saúde Mental, Eline Araújo Vitor, e a psicóloga e supervisora em Saúde da Coordenação de Saúde Mental da SES, Lívia Siviero Canavezi.

Recentemente, as duas unidades passaram por substituição das organizações gestoras. Ambas passaram a ser geridas pela Associação Beneficente Antônio José Guarda (AJG), em parceria com a SES. “Agora, com a nova gestão, seguiremos acompanhando de perto todo atendimento necessário aos pacientes”, assegurou o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.

O prefeito em exercício Luis Santos conferiu as instalações e conversou com as equipes. “É fundamental que possamos acompanhar todo atendimento que vem sendo prestado à população, tanto na área da saúde, como cultural. Continuaremos em contato com as equipes para constatar o bom serviço realizado”, concluiu.


Saiba mais