Vem aí o projeto Conect@ da Prefeitura de Sorocaba!

14 de setembro de 2021 13:20

Por: Bruno Rodrigues

Após anos abandonados, prédios do Sabe Tudo serão revitalizados e contarão com atividades educativas e tecnológicas

Os 32 prédios do antigo Sabe Tudo ganharão, em 2022, uma nova identidade visual e utilidade, com diversas atividades educativas e tecnológicas, após anos de abandono por gestões municipais anteriores.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), deu início ao projeto Conect@, trabalho responsável pela revitalização e funcionamento das novas atividades educativas e tecnológicas para os estudantes da Rede Municipal de Ensino e comunidades adjacentes aos prédios dos antigos “Sabe Tudo”.

“Estamos em fase inicial, na etapa de qualificação das organizações sociais (OSs), que serão responsáveis pela adaptação, manutenção, contratação dos profissionais e execução das atividades nos locais”, explica o secretário da Educação, Marcio Carrara.

Após a qualificação dessas entidades, elas participarão de um chamamento para executar o projeto Conect@. Dentre as determinações feitas pela Sedu para adaptação dos espaços, estão as mudanças voltadas para a acessibilidade. “Atualmente, os prédios não estão adaptados para pessoas com deficiência. Isto será uma das várias alterações realizadas, tornando o projeto, além de educativo, também inclusivo”, comenta Carrara.

Serão retomadas, inicialmente, 12 unidades, que estão sendo escolhidas sob estudo técnico feito por equipe da Secretaria da Educação. “Promoveremos ações, com cursos e oficinas, nas áreas da cultura digital, tecnologia e pensamento computacional”, conta a gestora de Desenvolvimento Administrativo da Sedu, Andrea Tichy.

“Serão ofertados cursos de informática e tecnologia; conteúdos exclusivos para a terceira idade; tecnologia usual para o dia a dia; apoio escolar voltado para a cidadania digital; criatividade e inovação; cultura maker e produção audiovisual”, salienta o gestor de Desenvolvimento Pedagógico, Paulo Pistili, também responsável pelo projeto, que contará, ainda, com um espaço de leitura nas áreas superiores dos prédios.

“Além de restaurar esses edifícios abandonados, que estavam à merce do mau uso, o projeto Conect@ fomentará a aplicação da tecnologia e atuará como um facilitador na vida das pessoas, com ambientes propícios para os participantes, sejam eles alunos ou moradores próximos. Será uma verdadeira revolução, com imersão cultural e educativa! Estamos muito empolgados com o que este projeto inovador propiciará à nossa população”, conclui o prefeito Rodrigo Manga.