Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Fundo Social de Solidariedade e Secid realizam visita e conhecem projetos da Afissore

31 de agosto de 2021 10:02

Por: Rose Campos


A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Sirlange Frate Maganhato, ao lado do secretário da Cidadania, Clayton Lustosa, realizaram, na sexta-feira (27), uma visita à instituição beneficente Afissore (Associação dos Fissurados Lábio Palatais de Sorocaba e Região).


Eles puderam conhecer pessoalmente as instalações e a estrutura da entidade, além de ouvir sobre suas necessidades e saber mais sobre seus projetos.


Na visita, eles foram recebidos pela presidente, Emanuela Barros, a coordenadora de Projetos, Bruna Alessandra, e Iris Regina Ramos de Sales, coordenadora administrativa.


A Afissore está em atividade desde 1989 e atende pessoas com fissura labiopalatina, com os mais variados graus de severidade. É considerada uma entidade de utilidade pública e realiza, aproximadamente, 400 atendimentos mensais, entre usuários dos serviços de saúde e seus familiares. A entidade tem cadastradas cerca de 1.400 pessoas que apresentam a condição da fissura labiopalatina e recebem suporte de equipe multidisciplinar. Entre as especificidades desse tipo de tratamento estão a importância de ter início o mais cedo possível, preferencialmente desde o nascimento da criança, e a necessidade de um acompanhamento continuado, até a idade adulta.


Sorocaba conta, portanto, com esse, que é considerado um centro de referência nacional no tratamento e acompanhamento desse tipo de malformação congênita e oferece a atenção de vários especialistas, como psicólogo, fonoaudiólogo, dentista, assistente social, entre outros, tudo de forma gratuita.


“É um trabalho de excelência, que, há anos, vem recebendo reconhecimento, inclusive, em nível nacional. E é muito importante para nós recebermos o apoio do Poder Público, principalmente neste momento, quando a realização de eventos beneficentes, nossa principal fonte de renda, foi interrompida em função da pandemia”, avalia a presidente da Afissore.


“Estou visitando várias instituições do município, conhecendo o trabalho de cada uma e buscando atuar como facilitadora, verificando como o Fundo Social pode apoiar todos os projetos mais relevantes para a população”, disse a primeira-dama e presidente do FSS.

Fotos: Rose Campos – Secom/Divulgação

 


Saiba mais