Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Workshop “Mata Atlântica e Cerrado: construindo propostas para Sorocaba” acontece em 21 de julho

10 de julho de 2021 16:20

Por: Mariana Campos


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), realizará, no dia 21 de julho, das 10h às 11h40, de forma on-line, o Workshop “Mata Atlântica e Cerrado: construindo propostas para Sorocaba”. As inscrições podem ser realizadas, a partir de segunda-feira (12), no site: https://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/. As vagas são limitadas.
O objetivo é avaliar os resultados obtidos desde a instituição do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), em 2014, identificar mudanças necessárias, como a inclusão de ações voltadas aos remanescentes de Cerrado, mobilizar atores e coletar contribuições dos diferentes segmentos da sociedade para iniciar o processo de elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica e do Cerrado de Sorocaba (PMMAC).
O público-alvo são todos os interessados em conhecer os resultados obtidos desde a instituição do PMMA e contribuir com a revisão e elaboração do PMMAC, incluindo líderes comunitários e representantes da sociedade civil de organizações envolvidas na agenda ambiental, desenvolvimento urbano e sustentabilidade, pesquisadores, representantes de outras esferas de governo, proprietários rurais, líderes empresariais, profissionais de áreas afins, instituições de financiamento, entre outros.
“A participação da sociedade é extremamente importante para a elaboração e implementação do PMMAC, considerando que a maior parte das áreas prioritárias para conservação e recuperação identificadas, até o momento, está em áreas privadas e que há enorme potencial de contribuição por meio da responsabilidade compartilhada com toda a sociedade sorocabana na proteção do patrimônio ambiental do município”, destaca o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Prieto.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 19 de julho. Os participantes receberão o link de acesso à sala virtual pelo e-mail informado no formulário de inscrição. O workshop será gravado e após disponibilizado no site da Sema.
Sobre o Plano Municipal de Mata Atlântica
Sorocaba foi o primeiro município paulista a elaborar seu PMMA, um importante instrumento de planejamento que estabelece estratégias e metas para a conservação e recuperação deste bioma. Elaborado pela Sema, em parceria com universidades da cidade, os objetivos do plano são proteger os fragmentos existentes em Sorocaba, restaurar as áreas degradadas e recuperar as áreas prioritárias. O instrumento atende à Lei nº 11.428 de 22/12/2006 (Lei da Mata Atlântica). O plano pode ser acessado no site: https://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/gestaoambiental/plano-municipal-mata-atlantica/.
Em uma primeira reunião do GTI (Grupo Técnico Institucional), em junho deste ano, foram dados os primeiros encaminhamentos para esse trabalho, que inclui um diagnóstico da situação atual do município, considerando quatro dimensões: remanescentes de vegetação, vetores de desmatamento ou destruição da vegetação nativa, capacidade de gestão e planos e programas do município. O diagnóstico está em andamento e deverá nortear o estabelecimento de áreas prioritárias para conservação e recuperação dos fragmentos de Mata Atlântica e Cerrado em Sorocaba, bem como estratégias, ações prioritárias e metas para implementá-las.
Os resultados do workshop serão compilados pelo grupo e apoiarão a elaboração do PMMAC, que deverá, posteriormente, ser apresentado ao Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Comdema) e passar por um consulta pública. Ao final desse processo, será elaborado Projeto de Lei, que será encaminhado para apreciação da Câmara Municipal de Sorocaba.

Saiba mais