Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Prefeitura de Sorocaba realiza workshop de capacitação em robótica para equipe Tecnologia da Informação e Comunicação

9 de setembro de 2022 21:25

Por: Luís Gustavo Adabro


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Administração (Sead), promoveu, na manhã desta sexta-feira (9), um workshop sobre robótica aos funcionários da equipe de Gestão de Tecnologia da Informação (TI) e Infraestrutura, da Administração, para atualização sobre os novos processos de informatização. O evento foi ministrado pelo professor de robótica Rafael Zalla, no Salão de Vidro do Paço Municipal.

Para o chefe de Divisão do setor, Abel dos Santos Junior, a capacitação agregará muito à melhoria contínua do trabalho da equipe. “Temos que inovar sempre. Estão chegando novas tecnologias e a Prefeitura precisa acompanhar essa evolução. A ideia desse evento foi do presidente da Comissão de Análise de Compras de Equipamentos e Prestação de Serviços de TI e Comunicação (CATIC), Eric Leão, que observou a necessidade do workshop para apresentar aos funcionários as novas tendências tecnológicas, como a robótica”, ressaltou.

“O intuito deste workshop foi mostrar um pouco das técnicas que usamos na parte industrial e o que utilizamos na parte didática nas escolas. A robótica está interagindo, cada vez mais, com a rotina do ser humano, tanto na comunicação, quanto para beneficiar a automação de nossas funções”, relatou o professor.

Novos equipamentos de tecnologia e informática

Seguindo essa tendência de inovação, os prédios municipais já estão recebendo novos equipamentos para impressão e digitalização, dispondo de mais velocidade e menor consumo energético que os modelos antigos, assim, reduzindo custos ao erário e o impacto ambiental. Todas as novas impressores possuem interface moderna e intuitiva, com ferramenta touch screen, além de impressão por aproximação (Near-field Communication), tecnologia de reconhecimento de caracteres (Optical Character Recognition) e peças e insumos originais do fabricante, garantindo mais tempo de vida útil e melhor qualidade de impressão.

No mesmo movimento, foi contratado o fornecimento, sob demanda, de até três mil computadores para atender às necessidades da Prefeitura por novos e modernos equipamentos. Esses avanços foram agilizados, graças à criação da CATIC nesta gestão pública, vindo ao encontro do eixo Cidade Inovadora do governo municipal.

Fotos: Luís Gustavo Adabro/Secom


Saiba mais